sexta-feira, 14 de maio de 2010

E aê, quanto você vale?! Qual o seu preço?!

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mateus 16:26)

Nessa última terça-feira dia 11 de maio, após chegar da igreja e tomar banho (como de costume), me deitei e perdi o sono. Então assistindo ao novo programa veiculado pela rede Bandeirantes de Televisão: “A Liga”, me interessei pelo tema abordado. A princípio o programa me chamou atenção por ser uma cópia descarada do “Profissão Repórter” da TV Globo, mas depois à medida que o programa foi se desenrolando, Deus confirmou uma mensagem que já a algum tempo Ele havia colocado no meu coração. O programa falava sobre o tráfico/contrabando na tríplice fronteira formada por Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).

Nessa reportagem, foi mostrado tráfico de drogas, pessoas, armas e contrabando de mercadorias. Como intitulado pelo repórter ‘Rafinha’ (que também apresenta o CQC), os limites da fronteira é uma verdadeira Torre de Babel. É uma verdadeira loucura e o número de contingentes brasileiros funcionários da Receita Federal trabalhando durante o dia eram de apenas oito para um tráfego/universo de 15.000 pessoas por dia!! Como diria o Luciano Huck: “loucura, loucura, loucura”!! Mas dentro da reportagem (resumindo) foram mostradas crianças que faziam travessia de produtos contrabandeados, drogas, armas, pessoas se prostituíndo por valores irrisórios (se é que existe valor para tais tipos de crime e violação da integridade humana), quebra de leis nacionais e internacionais em plena luz do dia na cara dura!! Com todo esse emaranhado de situações, o Espírito Santo me remeteu ao sacrifício de Jesus na cruz do calvário.

E aê, quanto você vale?! Qual o seu preço?! Você tem um valor? Quanto você custa? Quem está disposto a pagar o seu preço?

Gostaria aqui de citar a importância que uma alma tem para Deus primeiro com um fato relatado no Evangelho de João (dentro dos inúmeros citados na Bíblia que futuramente falarei nesse blog e outros incontáveis não citados), e em segundo, a própria obra redentora de Jesus na cruz do calvário.

O relato é a ‘tão pregada’ mulher samaritana citada pelo evangelista João (Jo 4:3-28) que pra mim é um exemplo ímpar do amor de Jesus por uma alma, e de como Deus ‘muda’ seus planos em favor de uma alma. O evangelista João descreve algo interessante (Jo 4:3-5), ele relata que Jesus saiu da região da Judéia para ir à região da Galiléia. No verso 4 e 5 João diz: E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar [...] Certa vez eu vi um pregador dizer que Jesus não precisava passar pela Samaria (Sicar). Então aqui eu tomei o cuidado de buscar um mapa Palestino na época de Jesus para colocar à prova o que o tal pregador disse. Resultado: realmente geograficamente não era necessário Jesus passar pela cidade chamada Sicar!! Vc leitor pode comprovar no link que aqui disponibilizo (http://www.jurassico.com.br/wp-content/uploads/2010/03/MAPA-DA-PALESTINA-NOS-TEMPOS-DE-JESUS.jpg), ou fazer download da imagem direto da minha conta do 4shared (nessa marquei de vermelho para maior compreensão - clique aqui). Eu creio que João inspirado pelo Espírito Santo descreveu o verso 4 do evangelho de João. Jesus aqui então “sai da sua rota” e se assenta junto ao poço da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José (Sicar/Samaria). Outro fato interessante que o evangelista João faz questão de citar, é a hora em que Jesus chega naquele lugar: “Era isto quase à hora sexta.” (parte C do verso 6). Como é sabido, o dia dos Judeus começa ao pôr do sol (6 da tarde) e as horas são contadas no formato que conhecemos como “americano”: AM PM (Ante Meridium – antes do meio dia e Post Meridium depois do meio-dia, 12 em 12 horas) e não no formato de 24 horas como de costume do Brasil. Com isso a hora que Jesus chegou no poço, era pra nós brasileiros quase meio dia (hora sexta) pois era dia. Por que João fez questão de relatar isso? Pesquisando, concluí que na Palestina, como a rigor em todo o Oriente Médio, o calor é muito forte, especialmente na hora do meio-dia, quando se torna escaldante, quase insuportável. Esse era o horário que as pessoas que não eram “bem quistas” pela sociedade, se achegavam para tirar água. Leprosos, mendigos, ladrões, prostitutas e várias outras classes de pessoas discriminadas pela sociedade da época eram que chegavam nesse horário: da hora quarta (10 da manhã) à hora oitava (2 da tarde). Vejo aqui então a segunda barreira que Jesus ultrapassou para chegar àquela mulher que ainda nem havia chegado lá: o preconceito!!

Agora no verso 7 chega a mulher samaritana e Jesus lhe pedi água. João ainda enumera uma terceira barreira no verso 9 que era a não comunicação entre judeus e samaritanos. Judeus e samaritanos não se davam, pois os samaritanos eram um povo mestiço (algo que no antigo testamento não era aprovado por Deus) e por isso havia um imenso preconceito de judeus para com os samaritanos. Jesus ali então usa de um fato “corriqueiro” (que era tirar água do poço) e prega à mulher uma das mensagens mais pregadas nos púlpitos cristãos até nos nossos dias de hoje: “Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.”

E aê, quanto você vale?! Qual o seu preço?! Aqui nessa passagem a vida da mulher custou o esforço de Jesus em se deslocar do seu caminho, o calor escaldante (esforço físico), o preconceito e perigo por causa da indiferença de judeus e samaritanos (esforço moral). E sei que se fosse necessário ele faria muito mais para chegar até aquela mulher (como fez)!!

Incomensuravelmente maior, foi a morte de Jesus no calvário!! Porque?! O que tem haver a morte de Jesus no calvário com o meu valor?! Jesus pagou alguma conta minha?! Eu estava devendo para alguém sem eu saber?! Eu gostaria de citar aqui todo o plano de salvação de Deus para o homem, mas como imagino que o tempo de leitura de você leitor é limitado, busquei uma apresentação de slides na internet que achei bastante coerente, bem sucinta e interativa pra você conhecer o que aconteceu na queda do homem até a redenção na cruz do calvário.

A Bíblia diz que olhando Deus desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e o buscasse, não encontrou um justo, nenhum sequer, desviaram-se todos e se fizeram imundos (Salmos 53); porque todos pecaram e destituídos estavam da glória de Deus. Existia uma cédula/carta/promissória que era contra nós nas suas ordenanças (Colossenses 2:14). Era justamente a lei que ao homem era impossível de se cumprir (ou melhor dizendo: se “pagar”). Então Deus se moveu de íntima compaixão, de amor INCONDICIONAL e entregou Jesus (o único justo) para que morresse no meu e no seu lugar. Aleluia!! Glória a Deus!! Jesus carregou todo o pecado da humanidade em todos os tempos sobre si (Isaías 53:4-7).
Então Jesus no ápice e sublime momento da história se enveredou pelo que chamamos: “A paixão de Cristo”. 

Caro leitor nos últimos instantes da vida de Jesus que era a ovelha muda e sacrifício perfeito conforme revelado ao profeta Isaías, foi acusado, julgado, condenado e morto, por minha e por sua causa. A Bíblia diz que o castigo que nos traz a paz estava sobre ele!! O castigo e morte que era seu e meu, ele estava pagando. Quando Jesus estava em seus últimos momentos orando no Getsêmani, a Bíblia não relata, mas gostaria de citar aqui o famoso filme do Mel Gibson. Naquele momento o inimigo de nossas almas pode ter soprado em seus ouvidos como mostrado no filme: O PREÇO É ALTO DEMAIS!! VOCÊ NÃO PODE PAGAR!! Mas Jesus continuou como na profecia de Isaías: Ele não abriu a boca!!

E aê, quanto você vale?! Qual o seu preço?! Quanto custou a minha e a sua alma?

Custou acusação, custou blasfêmia, custou perseguição, custou traição, custou prisão, custou soco, custou chute, custou cusparada, custou ser comparado a um rei qualquer na terra vestido de uma capa de escarlate, coroa de espinho e uma cana representando um cetro!!! Seu reino não era físico e sim Espiritual!! Custou ser julgado por alguém que não tinha condição de julgar, custou omissão de quem humanamente falando tinha condição de julgar, custou ser trocado por um homicida, custou carregar aquela cruz pesada para o alto de um monte, custou ter suas mãos e seus pés traspassados por cravos, custou ter seu lado traspassado por uma lança!!

Lógico que não tem nada de cômico na paixão se Cristo, mas tem um verso que me faz rir!! “E os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeças, e dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz.” (Mateus 27:39-40). Realmente eles não sabiam com quem estavam falando!! E depois de ter custado tudo isso que pude enumerar......

CUSTOU SANGUE!! Sangue de um inocente!!

A ponte na qual nós precisávamos passar para ser salvos e nos achegar a Deus que havia sido quebrada no Éden, foi reconstruída por Jesus naquele momento.
Ao terceiro dia ele ressuscitou e subiu aos céus onde está à direita de Deus!!
O caminho foi reconstruído, o acesso liberado e aberto, falta agora você entrar por este caminho!!

E aê, quanto você vale?! Qual o seu preço?! Uma alma vale mais que o mundo inteiro.
“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mateus 16:26) Nesse versículo, Jesus valoriza mais uma alma do que o mundo inteiro!!

VOCÊ VALE MAIS QUE O MUNDO INTEIRO com todas as suas concupiscências e urgias!!

Bem, vou ficando por aqui...
Aceite a Jesus, confesse a Ele como seu salvador e passe pela ponte/caminho que Ele construiu com o Seu próprio Sangue, que é o caminho da salvação!!


Forte abraço e que Deus abençoe a todos;


Em Cristo Jesus;

Stanley Roncalli


11 comentários:

  1. Elyamara Rodrigues18 de maio de 2010 16:00

    Meu preço ?????? Somente um homem pode pagar> não foi com ouro, prata ou finas jóias, mas com todo o seu sangue !!!!!!! aleluia!!!!!! que o cordeiro receba a recompensa do seu sofrimento através de mim , de ti, de cada um de nós ! amém

    ResponderExcluir
  2. Salve, salve grande irmã Eliamara!!

    Deus sê contigo!! Obrigado pelo comentário e que a cada dia possamos ser gratos a Deus pela tão grande redenção na cruz do calvário!! Como a própria irmã disse: preço de sangue, foi o que custou a nossa salvação em Cristo Jesus!!!

    paz do Senhor seja contigo;

    Stanley Roncalli

    ResponderExcluir
  3. Paz seja contigo

    Louvo a Deus por tal estudo proposto aqui por ti.

    Realmente uma vida vale todo o esforço possivel.

    por isso compartilho contigo deste ideal de propagar o evangelho. E vale lembrar que nós não pagamos nada mesmo, pois mesmo que eu e você entregassemos nossa vida em sacrificio, o sacrificio perfeito de Jesus ja teria pago o preço pela minha e por sua vida.

    Assim somos de Cristo e a glória será sempre dEle.

    Foi uma honra visitar seu blog.

    sinta-se a vontade para ir ao meu blog

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário irmão Nicodemos!!

    Paz do Senhor seja contigo!!

    Visitei o seu blog e gostei bastante, principalmente da palavra "A Propaganda política dentro da igreja" e acho de fundamental importância nos nossos dias falar sobre tal assunto. Imagine vc que estou preparando um artigo justamente sobre “Sede de Justiça”!! O Espírito Santo tem me despertado pra trazer uma palavra semelhante a sua!! Que possamos caminhar e prosseguir em pregar as boas novas!!

    Sempre que quiser dar uma passadinha pelo meu blog sinta-se a vontade tbm!!

    Deus sê contigo!!

    Stanley Roncalli

    ResponderExcluir
  5. Caro Stanley Roncalli,

    'O homem que se vende, sempre recebe mais do que vale', já dizia Barão de Itararé.

    Abç,
    Peter

    ResponderExcluir
  6. Olá Peter!!

    Visitei o Blog de Utilidade Pública que vc assina e achei posts bastante interessantes!! Quanto a frase, nunca tinha ouvido, mas gostei muito e vou inclusive colocar como gadget de texto na barra lateral do meu blog!!

    Agradeço a visita e fique livre para voltar e comentar quando quiser!! Sempre farei o possível para responder os comentários postados.

    Forte abraço;

    Stanley Roncalli

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz irmão. Gostei muito de suas postagens, realmente muito inspiradas. Quanto ao meu preço é o mais alto do mercado, sangue do cordeiro. Mais infelismente tem muita gente por ai que se vende por qualquer ninharia.
    Em Cristo:
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  8. Irmão Amarildo, fiquei feliz de ver vc postando no meu blog!!

    Tive o cuidado de visitar o seu blog e inclusive postar um comentário lá!! Li seu testemunho e por mais que os dias se passem e a gente vai ficando velho no evangelho, fico extremamente maravilhado com que o Senhor Jesus faz!! Vc é realmente (como vc mesmo relata), um milagre de Deus!! Deus vai te usar muito mais e vc vai ficar espantado com o que ele ainda vai fazer na sua vida!!

    Fico feliz por sua família e ver quão alegre vc fica de divulgar ela!! Veja que tbm tenho essa alegria!! Que o Senhor Jesus continue te conduzindo e te vocacionando cada dia mais!!

    Se sentir vontade de voltar, o irmão tem liberdade, sempre postarei novos artigos e se quiser tornar um seguidor, tbm tem liberdade!! Tbm vou seguir o seu blog e ler seus posts!!

    Deus sê contigo!!

    Em Cristo Jesus;

    Stanley Roncalli

    ResponderExcluir
  9. Querido irmão Stanley, muito obrigado pela visita e pelo comentário, na verdade já estou muito espantado com o que o Senhor vem fazendo em minha vida, as vezes me entristeço por te-lo conhecido somente a esta altura da vida, mais ao mesmo tempo como venho aprendendo, Ele tem os seus propósitos e estou feliz por isso. Acho que para compensar o tempo perdido Ele está derramando de balde, tudo esta acontecendo muito rapido.
    Quanto a família, entendo que é a maior dadiva de Deus aqui neste mundo de tribulações.
    Já havia percebido nossa vizinhaça, foi o primeiro impulso que me levou a visitar o seu blog. Infelizmente não tenho encontrado muitos blogueiros em nossa região, tenho conhecido neste espaço pessoas realmente iluminadas, de todas as partes, e isso é muito edificante, no entanto procuro muito por irmãos de nossa região, pois teriamos maior facilidade de uma aproximação mais pessoal, e talvez de um futuro intercambio, com o intuito de divulgar o evangelho de Cristo.
    Desculpe-me por ter alongado tanto.
    Em Cristo:
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  10. Querido irmão, usei um texto seu no blog do Renato Vargens, espero que não se importe.

    http://renatovargens.blogspot.com/2010/05/eu-quero-reforma-de-ontem-na-igreja-de.html#comment-form

    Em Cristo:
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  11. Paz do Senhor irmão Amarildo!!

    Fique a vontade quando precisar/quiser citar algum texto/artigo do meu blog, ainda mais quando devidamente citada a fonte conforme o irmão fez, embora não me envaideço com isso!! Sempre que precisar sinta-se a vontade!!

    Fico feliz por isso!! Deus sê contigo;
    em Cristo Jesus;

    Stanley Roncalli

    ResponderExcluir